Componentes do Combustível R/C com Nitrometano

21/03/2010 14:05
  1. Nitrometano - conhecido de forma abreviada como nitro, é um composto derivado do propano. Por si só, o nitro não é extremamente inflamável como se acredita. A grande potência produzida pelo nitro é em decorrência do oxigênio adicional que ele fornece ao processo de combustão. Ele age como combustível também, mas sua molécula tem em sua composição, além de outros elementos, oxigênio também. De certa forma, o nitro atua como um tipo de "turbo químico" no motor, ele ajuda "introduzindo" mais oxigênio no motor, aumentando a combustão e, consequentemente, gerando mais potência. Ao contrário do que muitos pensam, o nitro não ajuda a manter a temperatura do motor mais baixa, ao contrário, aumentando-se a combustão, aumenta-se a temperatura. O que ocorre é que, quanto mais nitro é utilizado na composição do combustível, mais combustível deve ser injetado no motor para equilibrar a mistura ar/combustível, consequentemente mais óleo também é injetado e é essa combinação que ajuda a manter a temperatura do motor mais baixa. É também utilizado como combustível para foguetes e em carros de corrida, como dragsters, na proporção de até 90% de nitro e 10% de metanol.
  2. Metanol - pode ser obtido de várias fontes, mas atualmente é mais comum sua derivação do gas natural. É o componente primário e dominante na composição do combustível com nitro. Como mencionado acima, é também utilizado em carros de corrida. O metanol tem um natural efeito resfriador que ajuda a manter mais baixa a temperatura da mistura ar/combustível. Tornando-a mais fria, ela se torna mais densa (mais oxigênio), contribuindo, com isso, com aumento de potência. Em adição, a ação evaporativa do metanol ajuda a manter a temperatura do motor mais baixa em comparação a outros combustíveis.
  3. Lubrificante - a proporção de lubrificante na composição do combustível é bastante interessante. Ao longo dos anos, tem-se debatido muito a respeito e alterado as recomendações. Alguns combustíveis tem sido produzidos apenas com óleo de rícino (castor oil) e outros apenas com óleo sintético. Atualmente, muitos combustíveis tem em sua composição uma mistura de óleo de rícino e óleo sintetico. O óleo de rícino é um óleo vegetal que tem propriedades únicas. Quando submetido a altas temperaturas, ele se decompõe. Normalmente, isso seria péssimo para um lubrificante em um motor de combustão interna, entretanto, no caso do óleo de rícino, essa decomposição acaba sendo um fator positivo. Quando o óleo de ríicino se decompõe em altas temperaturas, suas propriedades se alteram e suas caracteríisticas lubrificantes aumentam. Enquanto a temperatura do motor aumenta, o óleo de rícino continua a se decompor e forma um filme lubrificante que protege melhor as partes internas do motor. Nesse processo, porém, esse filme ou resíduo (como um verniz) pode se agregar as partes internas do motor e causar problemas, como a carbonização. Por outro lado, os lubrificantes sintéticos são mais limpos e não deixam resíduos. Lubrificantes sintéticos são eficientes nas partes metalicas em altas RPM's e baixas temperaturas. Quando a temperatura aumenta, o lubrificante sintético se decompõe e "evapora" com o calor, deixando pouca proteção para o motor. Como visto, existem vantagens e desvantagens em ambos óleo de rícino e lubrificante sintético.

Finalizando, junto com esses três componentes primários que compõem os combustívies, frequentemente existem outros aditivos em quantidades menores que ajudam a alterar as características do combustível com nitro, entre eles, agentes anti-espumante e substâncias que colaboram para prevenir a corrosão interna do motor.

 

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